a

Exposição de quadros Nanoarte

Acontece entre os dias 28/09 e 02/10 a exposição de quadros Nanoarte. A exposição acontecerá durante a VII Semana da Química - Prof. Dr. Fernando Petacci e II Semana da Física.

a

Essa exposição foi desenvolvida por técnicos administrativos e pesquisadores do CDMF na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) juntamente com o Laboratório Interdisciplinar de Cerâmica (LIEC) da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), a Nanoarte mistura ciência e conceitos artísticos em figuras que surgem a partir de imagens feitas em um microscópio eletrônico de varredura (MEV) e são coloridas em um editor de imagem. Essas imagens captadas no microscópio são feitas com os materiais estudados pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF, como prata, ouro e outros compostos sintetizados no laboratório.

Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo são os idealizadores do projeto e principais autores das imagens. A Nanoarte já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos (SP), Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha) e Tel Aviv (Israel). No fim de 2014, a exposição esteve ainda no terceiro Festival Internacional de NanoArt, na Romênia.
Além disso estará sendo lançado na quarta-feira (30/09/2015) as 19:00h o livro “Nanoarte: A arte de fazer arte”, reunindo as imagens elaboradas pelos técnicos e pesquisadores do laboratório que retratam o mundo da nanotecnologia, uma escala cem mil vezes menor do que o olho humano pode observar.