Poetando livros

Conferência do projeto de extensão "Na câmara secreta de Scherazade: leitura e literatura dentro/fora da sala de aula"

: Canal do projeto no YouTube

: 18 de Junho 2021 às 19:00

.

A Coordenadora do Projeto de Extensão "Na câmara secreta de Scherazade: leitura e literatura dentro/fora da sala de aula" (UALL/PROEC/UFCAT), Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo (UALL/UFCAT), bem como toda a equipe executora, têm a honra de convidá-los a participarem da próxima conferência do projeto, que será ministrada pela escritora Marina Colasanti, no dia 18 de junho de 2021, às 19h, e se intitula “Poetando livros”. Vinda de uma família de artistas, sendo seu pai ator e seu avô crítico de arte, Marina Colasanti é escritora, jornalista, tradutora, nascida na Eritreia, então colônia italiana. No Brasil, estudou na Escola Nacional de Belas Artes e começou uma carreira de artista plástica, deslocando-se mais tarde para o jornalismo. Como escritora, publicou mais de 60 livros entre contos, poesia, ensaio, literatura infanto-juvenil e contos maravilhosos. É detentora de sete prêmios Jabuti, do Grande Prêmio da Crítica da APCA, de dois prêmios Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, do Prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, de três prêmios latino-americanos. Tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após ter sido várias vezes premiada.

O supramencionado projeto se trata de uma ação extensionista que objetiva promover diálogos e debates sobre temas pertinentes às áreas da leitura e da literatura, seja no âmbito escolar, da sala de aula da Educação Básica e Superior, seja num âmbito mais amplo, que comporte práticas de leitura e de usos sociais da literatura em diversos cenários da sociedade, tais como a leitura realizada em casa, nas redes sociais, bibliotecas públicas, livrarias, praças, hospitais, abrigos, sistemas prisionais, ONGs, clubes e círculos de leitura, entre outros. Os elementos que constituem o embrião do projeto ancoram-se em discussões teórico-metodológicas fomentadas pelas disciplinas de Literatura Infantil e Juvenil 1, Literatura Infantil e Juvenil 2, Estágio em Literatura, Estágio 1 - Literatura e Estágio 2 - Literatura (Cursos de Graduação da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - UFCAT) e Seminários em Estudos Literários (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - Mestrado e Doutorado - da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - UFG/UFCAT), que a coordenadora tem ministrando ao longo dos anos. Para tanto, intenciona-se oportunizar o contato dos estudantes das supramencionadas disciplinas, bem como de toda a comunidade acadêmica e público externo em geral, com escritores e pesquisadores convidados a conferenciarem.

Para fins de certificação, é necessária prévia inscrição pelo formulário abaixo:

🔸Link para inscrição: https://forms.gle/4GaUCXjwA5TV6PSX6

🔸Link da transmissão: https://youtu.be/G5h8u5ahzfA